Valmet apresenta soluções para metanol em evento da ABTCP

O 52º Congresso Internacional de Celulose e Papel reúne indústria de papel e celulose para debates técnicos; companhia finlandesa demonstrará resultados de tecnologia para purificar composto químico

A Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) promove em São Paulo, de 22 a 24 de outubro, o 52º Congresso Internacional de Celulose e Papel. Este é considerado o maior evento técnico da América Latina com foco na melhoria da qualidade, difusão de conhecimentos, inovação industrial, novas tecnologias, sustentabilidade comercial e ambiental, e competitividade dos negócios do setor de papel e celulose.

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, realizará a apresentação “Metanol, de resíduo a biocombustível e matéria-prima” no dia 23/10. O engenheiro de processos para a área de recuperação da Valmet, Filipe Centenaro, vai demonstrar os resultados da planta de purificação de metanol em ambiente industrial em uma fábrica de celulose na Suécia, que refina o composto químico e permite que seja utilizado como fonte limpa de energia, ou uma alternativa ao metanol que vem do gás natural.

Em uma fábrica de celulose o metanol é um subproduto do cozimento da madeira, normalmente incinerado na caldeira de recuperação, ou no forno de cal. A tecnologia apresentada remove impurezas, que torna o metanol um combustível com mínimo impacto ao meio ambiente, podendo ser usado como matéria-prima para a própria indústria de papel e celulose, e também comercializado. “Nossa planta de purificação já está consolidada, com cerca de quatro mil horas de operação. Com a destilação adicional, permitiria o uso na produção de dióxido de cloro. Queremos demonstrar os benefícios desta tecnologia que está pronta para operar em escala industrial”, conta Filipe.

 

Serviço

52º Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP

Apresentação com o engenheiro de processos para a área de recuperação da Valmet, Filipe Centenaro

Tema: Metanol, de resíduo a biocombustível e matéria-prima

Data: 23/10

Horário: 16h a 16h30

Local do evento: Hotel Transamerica – Av. das Nações Unidas, nº 18591, São Paulo (SP)

Mais informações: congresso@abtcp.org.br ou (11) 3874-2715

Sobre a Valmet

A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 13.000 funcionários. No Brasil, a gigante finlandesa está presente com quatro unidades. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br 

Facebook Comments