O Sono fortalece o Sistema Imunológico contra o Coronavírus(Covid-19)

Todos juntos contra o civid-19
Todos juntos no combate ao coronavírus!

Muitos, no dia a dia optam por dormir menos para “aproveitar” mais horas acordado para trabalhar mais em busca de melhores condições financeiras. Porém, essa atitude pode se tornar uma das mais prejudiciais à saúde, pois pode afetar gravemente a imunidade do corpo, o deixando suscetível a diversas doenças, como por exemplo o novo Coronavírus (Covid-19).

Falo isso pois é enquanto dormimos que produzimos uma série de hormônios importantes para o organismo, regeneramos as nossas células de defesa e fortalecemos o nosso sistema imunológico.

Pesquisas nos mostram que pessoas que dormem menos de cinco horas por noite ficam cerca de 4 vezes mais doentes. Um sistema imunológico saudável pode ajudar a combater as doenças. Se privar do sono reduz as células imunes dificultando o combate de vírus contagiosos. 

Focar em uma boa higiene do sono (rotina do sono) é a melhor forma de ter um sono reparador e de qualidade. Evitar o uso de equipamentos eletrônicos próximos ao horário de dormir, comer alimentos leves a noite, não ingerir bebidas alcoólicas, dormir e acordar sempre no mesmo horário e até mesmo utilizar um travesseiro adequado são hábitos simples, mas que fazem toda a diferença na qualidade do seu sono.

Vale lembrar que além da higiene do sono, a higiene básica também é de grande importância para garantir um sistema imunológico saudável. Por esse motivo, as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se proteger contra o vírus Coronavírus (Covid-19) devem ser seguidas com rigor:

– Lave as mãos frequentemente e cuidadosamente com sabão.

– Mantenha o isolamento social até que o pico de contaminação diminua.

– Cubra a boca e o nariz com um cotovelo dobrado ou um lenço de papel ao espirrar.

– Se você apresentar sintomas do Coronavírus (Covid-19), procure ajuda médica.

 

Dr. Arnaldo Jamariqueli

Intégra Odontologia e Saúde

Facebook Comments