Sangramento Gengival aumenta o contágio

Inflamação gengival em período de pandemia!

Sangramento gengival não é normal, pode parecer básico, mas uma boca saudável ajuda evitar outras infecções.

O processo inflamatório com sangramento gengival abre as portas para outras bactérias e vírus, uma vez que todo o sistema imunológico fica comprometido. E com a imunidade já comprometida, o novo coronavírus, que tem alta taxa de transmissibilidade, pode se aproveitar e se instalar nesse ambiente já contaminado.

Em relação à saúde bucal, o sangramento gengival normalmente esta relacionado com uma periodontite, o qual pode levar à perda óssea com futura perda do dente, também pode levar à uma recessão de margem gengival, ocasionando uma sensibilidade na raiz do dente, como também pode afetar o mau hálito.

Em relação à saúde sistêmica, o corpo começa produzir células de defesa contra o agressor, porem sem sucesso, pois a causa da inflamação é o biofilme, ou seja, a placa bacteriana, que só é removida com o devido tratamento periodontal. Assim, o organismo fica com um nível de inflamação elevado e caso haja uma contaminação pelo novo coronavírus, a evolução pode ser mais rápida e a virulência pode ser ainda mais grave.

Logo os cuidados com a higiene e manutenção da saúde bucal é fundamental nesse período de isolamento.

A higienização deve ser feita após as refeições e deve ser feita nos dentes, na mucosa, na língua e no céu da boca e com delicadeza para não machucar a gengiva. Um ponto muito importante é o uso do fio dental (caso você queira saber como usá-lo corretamente, basta acessar nosso canal no YouTube e assistir um vídeo que explicamos como passar o fio corretamente), e usar também o enxaguante bucal, pois, segundo pesquisas, sabe-se que o novo coronavírus se prolifera muito rápido na língua, e é por isso que o paciente perde o paladar.

Outra coisa muito importante: a escova é pessoal, não pode ser compartilhada e nem guardada no mesmo local e deve ser trocada de 3 em 3 meses.

Portanto pertencer ou não ao grupo de risco não traz nenhuma certeza ou garantia. O mais importante é estar comprometido com a prevenção e com a sua saúde bucal.

E se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, envie seu comentário para falecom@integraodontosaude.com.br e se de alguma forma essa informação foi útil pra você, curta e compartilhe, assim mais e mais pessoas se beneficiarão dessas informações.

Um grande abraço e juntos somos mais fortes!

#coronavírus #juntossomosmaisfortes #prevenção #sistêmaimunológico #imunidade #sangramentogengival #gengivainflamada #covid19

Comente com Facebook

Arnaldo Felicio Jamariqueli

Deixe uma resposta

Next Post

Dia do Pintor 05-05

ter maio 5 , 2020
Dia do Pintor 05-05 As cores ficam mais bonitas com estes profissionais, esse dia não pode passar em branco. Parabéns pelo seu dia.   Image ilustrativa / Pixabay NELSON LUIZ MIRANDA ( MTB 58276 ) Jornalista -Web Design e Web Marketing em internet(Google-Cadê-Yahoo) Negócios Regionais :Criação de Sites , Loja Virtual e hospedagem de sites. Assessoria em Adwords (Campanhas no Google […]

Criação de Sites
Apenas mensalidades já com a hospedagem

Slider