CANTORA CARLA GENTIL

CARLA GENTIL

Ela tem um sorriso largo,um humor contagiante e uma voz marcante.
A sambista Carla Gentil sempre sorveu a música direto da fonte. Sobrinha do cantor e compositor Ederaldo Gentil, desde criança a cantora teve a oportunidade de relacionar-se diretamente com aqueles que faziam o samba de raíz brotar em terras nordestinas. Atualmente, Carla Gentil possui trabalhos autorais e vem consagrando seu espaço no cenário musical brasileiro.
Filha do radialista Jorge Alberto Gentil e da médica Maria Elena Gentil, a cantora nasceu na cidade de Salvador, na noite de 27 de fevereiro de 1973.
Desde criança acompanhava as carreiras de Dona Ivone Lara,Gal Costa,Caetano Veloso e Alcione. Na adolescência no bairro de Brotas, passava as noites de finais de semana ouvindo LPs e programas de rádio. Carla ouvia muito samba, de preferência de Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Beth Carvalho, Grupo Revelação, Grupo Fundo de Quintal,  Alexandre Pires ; mas confessa que na juventude – “corria atrás do forró”- como ela mesma diz.
Com formação em Direito, área em que atuou por 15 anos, Carla estreitou seus laços com a música e abraçou o samba, através do apoio e incentivo de Carlos Batatinha, filho do grande Mestre Batatinha.
Iniciou como artista em 2012, numa reunião com amigos no Toalha da Saudade, espaço administrado pelos filhos do saudoso Mestre Batatinha. À partir desse momento, dedicou-se às aulas de canto e de música; porém, somente em 2014 realizou seu primeiro show, em São Paulo/SP; pelos projetos Roda de Samba Maria Zélia e Portal do Samba, na ocasião também se apresentou no Traço de União.
Na Bahia a artista já é reconhecida pelos seus diversos trabalhos, como :

– CANÇÕES AUTORAIS : “Lei dos Irmãos”(dedicada aos Ibejis) do Paulista Felipe Mikereh ; “Eu Vi Seu Olhar Brilhar” de Dú Marques e Alberto Fonseca; e “Farsa” de Almir do Apache.
– PARTICIPAÇÃO em 4 faixas no LP do Samba de Botequim – vol.2
– TRIBUTO à Cartola – Na Varanda do SESI – Rio Vermelho(Show desenvolvido pelo ator Dody Só, em 2015)
– TRIBUTO à Clara Nunes(2016) – No Teatro Solar Boa Vista, através do Samba das Rosas Coletivo Feminino.

Nos últimos dois anos,Carla Gentil lançou projetos como o Samba Gentil e o Pôr do Samba, no Rio Vermelho.
Realizou show em comemoração aos 6 anos de carreira – Raízes da Fé no Casarão Barabadá, no Pelourinho(Agosto/2018). Ainda no mesmo ano a cantora participou de um especial com a Tribuna Livre do Samba,além de cantar no Projeto Culinária Musical,do ator Jorge Washington; e compor a primeira roda de samba de mulheres,em Itapuã.
Já em 2019,Carla abriu o ensaio do Bloco Afro Malê Debalê e participou da reestreia do Barracão das Raízes,no Bairro da Ribeira em Salvador.
Carla Gentil tem como principal marca de sua carreira o resgate às raízes.Em seu repertório,ela relembra grandes mestres do samba da Bahia,interpretando músicas autorais,reverenciando a Velha Guarda da Bahia e os jovens nomes :
Batatinha,Ederaldo Gentil,Roque Ferreira,Tião Motorista,Riachão,Walmir Lima,Almir do Apache,Nelson Rufino;além de cancioneiros nacionais como: Dona Ivone Lara,Clementina de Jesus,Clara Nunes,Arlindo Cruz,João Nogueira,Candeia e Cartola.

https://www.facebook.com/carla.gentil.39
@carlagentiloficial

Texto : Elaine Araújo

 

 

 

Márcio Barbosa

http://www.marciobarbosasp.com.br

Comente com Facebook

Marcio Barbosa

Next Post

Criação de Sites para empresas

qui out 17 , 2019
Criação de Sites para empresas Criação de sites de Serviços ou Produtos é fundamental para as empresas ou profissionais liberais, com o avanço da tecnologia e da era digital o número de usuários que têm acesso a internet cresce cada vez mais, são mais de 128 milhões de internautas no […]
Criação de sites, criar sites, assessoria google

Criação de Sites
Apenas mensalidades já com a hospedagem

Slider