Empresário de Campinas cria novo conceito de academia e cresce 800% em oito anos

Projeto arquitetônico aconchegante e equipe multidisciplinar no planejamento de treino são diferenciais da Change Academia

Ambiente clean, acabamentos em madeira, iluminação dosada, música de qualidade e em volume agradável e até fragrância exclusiva. Conhecendo o que existe no mercado fitness, fica difícil acreditar que essas são características de uma academia. Mas são e, somados a outras ideias inovadoras, podem ser determinantes nos resultados de quem busca mudar o estilo de vida.

O Brasil é hoje o segundo país com o maior número de academias do mundo, segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA Global), perdendo apenas para os Estados Unidos. No entanto, enquanto lá o setor movimenta US$22 bilhões e tem adesão de 16% da população, por aqui esse valor é de apenas US$2 bilhões, com menos de 4% da população frequentando alguma academia. Esses números estão na ponta da língua do administrador de empresas Luís Antônio Calicchio, que trocou a roupa social de executivo do mercado financeiro por tênis e regatas e começou, em 2008, um projeto para transformar a vida das pessoas. “O exercício deve focar além da estética. Precisa ser transformador, levar saúde, eliminar dores e ser formado por atividades motivadoras que fazem sentido para quem pratica”, defende o empresário.

Com o conceito de que a atividade física tem que ter embasamento técnico e planejamento levando em conta os gostos, necessidades, restrições físicas e objetivos do praticante bem claros, Calicchio enxergou uma deficiência no mercado e, consequentemente, uma oportunidade de investir. Seu espaço, na época, era uma sala de 60m² que atendia 60 pessoas, porém a demanda cresceu tanto que depois de apenas seis anos sua ideia ganhou dois novos sócios e deu origem à Change unidade Alphaville, que tem 715m2 e atende 600 pessoas. Mais tarde, em 2016, foi inaugurada a unidade Gramado, com 915m², que já conta com aproximadamente 500 alunos em menos de oito meses de funcionamento. Em oito anos, o faturamento da empresa cresceu 800%.

 Compromisso com o sucesso

 Os diferenciais que fizeram o negócio crescer quase 20 vezes em apenas oito anos são notáveis. Todas as decisões que Luís Antônio Calicchio tomou em termos de investimento foram feitas com base em dados e estudo. O trabalho dos educadores físicos, na opinião dele, não pode ser diferente, por isso a Change Academia é a única a manter um departamento exclusivo para planejamento de treino, composto por uma equipe multidisciplinar. “Todo aluno passa por uma longa avaliação física inicial, para o entendimento de seus objetivos e necessidades, e o educador físico desenvolve junto com os fisioterapeutas, nutricionistas e médicos um planejamento semestral, subdivido em seis ciclos, para que seja garantido que no médio e longo prazo a atividade física seja benéfica ao aluno sem causar nenhum tipo de lesão”, explica.

A cada novo ciclo, o aluno recebe um estímulo diferente. Depois de seis meses, é recomendada uma nova avaliação física para atualização e planejamento de um novo período de treinos. O dia de apresentação do treino, cerca de uma semana após a avaliação física, tem horário agendado e recebe o nome de “Compromisso com o sucesso”.

Arquitetura de resultados

 O espaço físico da Change Academia foi projetado por um escritório de Arquitetura de Resultados, buscando proporcionar acolhimento e uma área de convivência entre os alunos — ponto que Calicchio considera fundamental para a manutenção da frequência. “Ambientes agradáveis facilitam a socialização. As pessoas acabam se conhecendo, cria-se uma comunidade que beneficia a empresa, pois aumenta o grau de retenção do aluno,  e a ele mesmo, pois diminui as chances de faltas”.

Foi desenvolvida também uma fragrância exclusiva para a academia, com aromas estratégicos que estimulam não só o exercício, mas o bem estar do funcionário, que recebe treinamentos para receber bem todas as pessoas que chegam. “Estes itens, somados a uma recepção calorosa integrada por pessoas sempre dispostas a servir, completam o cenário e promovem o bem-estar dos alunos”, conclui Calicchio.

 Sobre a Change Academia

 A Change Academia apresenta hoje uma diversidade grande de modalidades coletivas, mesclando os padrões Les Mills com as mais novas modalidades em evidência no mercado mundial. Os equipamentos são os italianos Technogym, líder na fabricação de aparelhos de ginástica para musculação e wellness, e é a única academia em Campinas que dispõe de duas plataformas vibratórias Power Plate na unidade do Gramado e três na do Alphaville.

Além do salão de musculação, a Change oferece estúdio com equipamentos de alta tecnologia para alunos que preferem treinar com seu personal num espaço mais restrito, o qual é usado por, no máximo, três alunos por vez. A Change conta com serviços complementares, a exemplo de nutricionista, nutrólogo, pilates e clínica de estética e as duas unidades estão localizadas em importantes centros comerciais com facilidade de acesso, estacionamento e segurança.

 

Informações à imprensa: Kátia Nunes (19) 3295-7000/ (19) 99751-0555 e comunicacao@antoniamariazogaeb.com.br

 

Views All Time
Views All Time
876
Views Today
Views Today
1
Facebook Comments