Dia das Crianças – Arte marcial promove autoconfiança, cortesia e espírito de liderança

Benefícios do taekwondo são perceptíveis em poucos meses de prática: flexibilidade, agilidade, controle e concentração não vêm sozinhos; trazem de carona sociabilidade, respeito, autoestima e disciplina

Para contrabalançar a rotina da atenção voltada aos tablets, fones de ouvido, videogames e do linguajar cada vez mais informal e abreviado das conversas presenciais e virtuais, chega a ser necessário inserir as crianças e os adolescentes da geração conectada em uma arte marcial. A modalidade é marcada pelo respeito aos mais velhos e graduados, pela disciplina, cortesia e concentração. E claro, trabalha o condicionamento físico e motor, a sociabilidade, além de contribuir na formação do caráter e fomentar amizades.

 

De acordo com Ricardo Plentz, diretor da ATA Plentz System e Sênior Master de Taekwondo, o treinamento marcial suscita aos praticantes a autoconfiança, o autocontrole e o espírito de liderança. A filosofia incentiva a vitória pessoal, estimulando que o aluno se empenhe mais a cada dia. Não há um comparativo entre o grupo, e sim a busca individual pela própria superação.

“O nosso maior objetivo é integrar, reforçar os valores familiares e que cada aluno busque superar-se dentro da sua própria evolução. O taekwondo é uma atividade para a família, onde treinam mães, pais e filhos com metas pessoais e de integração familiar”, frisa Ricardo Plentz, que está entre os mais graduados taekwondistas no mundo.

De acordo com a sócia Débora Plentz, faixa preta e 4º Dan, quanto mais cedo uma criança se dedicar às artes marciais, mais disciplinada e pacífica ela será quando for adulta.

Antônio Almeida, de 8 anos, começou em fevereiro na unidade Campinas da ATA Plentz System e o seu interesse e desempenho permitiram, em poucos meses, passar da faixa branca para a laranja. Sua mãe Renata Babolin percebeu, neste curto período de tempo de prática do taekwondo, que o filho passou a se preocupar mais em como ele é visto por quem está à volta. “Acho que aos 8 anos, atentar-se para a percepção de como parece para as pessoas, é um grande ganho inicial”, observa a decoradora/designer.

Resultados rápidos

Desde que começou as aulas de taekwondo, em maio, Matheus Montagner Rigitano Silva Teles, de 4 anos – que recentemente conquistou a faixa branca com laranja –, apresenta nítida evolução da agilidade e precisão de movimentos, melhoras que já influenciaram o futebol, outro esporte que pratica.

“Pesquisando algumas modalidades para colocar meu filho, fiquei encantada com a filosofia de formação de caráter, equilíbrio mental e físico e a valorização do respeito, honestidade e autoestima. A satisfação em acompanhar as aulas é enorme e superou minhas expectativas”, afirma a mãe Marcelle Rigitano Silva Teles.

Para a médica, a arte marcial ainda prepara para esta época em que o bullying é marcante entre as crianças de todas as idades, trazendo consequências graves. “O fortalecimento do autocontrole e autoestima dão a certeza de que a escolha pelo taekwondo foi acertada”, completa Marcelle.

O responsável pela unidade da Plentz System no Cambuí, Maxwell Gomes, frisa que a partir dos 4 anos as crianças já assimilam e exibem o aprendizado que o taekwondo oferece. Segundo ele, os valores familiares transmitidos pelos pais e educadores são reforçados a cada aula, sempre de forma divertida. “Nossos professores são fortes referências e potencializam os ensinamentos dados pelos pais e educadores. Os alunos superam os obstáculos do treinamento enquanto se preparam para vencer os desafios da vida, elevando a confiança para solucionar problemas e discernimento sobre o que é certo e o que é errado”, garante o professor Gomes, faixa preta e 2º Dan.

Programas

Tigers – 4 a 8 anos

Com métodos seguros e divertidos, o programa Tigers – voltado para crianças de 4 a 8 anos –, oferece uma base sólida para o desenvolvimento do caráter. Entre os benefícios estão a motivação à atitudes positivas e a valorização de demonstrações de respeito, dedicação, autocontrole e cortesia. As aulas são baseadas nos conceitos da psicomotricidade.

As crianças recebem méritos de vitória por um bom comportamento em aula, na escola e em casa, reforçando a importância da educação e da família.

Karatê For Kids – 8 a 13 anos

Desenvolvido para crianças e pré-adolescentes de 8 a 13 anos, o curso Karatê for Kids oferece um treinamento completo para o condicionamento físico e mental. Baseado na trilogia Família, Esporte e Escola, o programa incentiva a enfrentar os desafios do dia a dia, com lições de vida sobre disciplina, lealdade, integridade, liderança e perseverança. Além disso, o treinamento contribui com o desenvolvimento muscular, o aprimoramento da coordenação motora, flexibilidade e correção postural.

As crianças aprendem que chutes, socos e outros golpes pertencem apenas ao tatame. Os alunos não aprendem simplesmente a lutar, mas a se defender, sempre mantendo o autocontrole.

Sobre a ATA Plentz System

Fundada pelo Mestre Ricardo Plentz em 1994, a ATA Plentz System deu o pontapé inicial com a sua primeira escola em Alphaville, São Paulo. Formou e treinou Instrutores e professores da rede e nos anos posteriores abriu as unidades de Moema e Morumbi. Em seguida, seus instrutores abriram mais cinco academias: Itaim, Granja Viana, Campo Belo, Jardim Maia, Swiss Park e, em 2018, o Sênior Master abriu as filiais próprias Alphaville West Side e a Cambuí, em Campinas.

Atualmente a rede possui dez unidades e garante o mesmo padrão de ensino em cada uma delas. Os programas têm mais de 35 anos de comprovação de resultados em diversos países.

A ATA Plentz System mantém a linha do Taekwondo tradicional, passado de pai para filho, com ênfase no fortalecimento dos valores familiares e na vitória pessoal.

A ATA mundial foi fundada em 1969 em Omaha/Nebraska, pelo Grand-Master Haeng Ung Lee. Depois de muito estudo e com a participação de vários mestres, o estilo foi apresentado em 13 de agosto de 1983, em Arkansas (EUA), onde o Gran Master ensinou a um grupo de 300 mestres as primeiras técnicas. Nessa data, a ATA registrava a sua trajetória de sucesso e crescimento.

Maior rede de escolas de treinamento marcial no mundo, a ATA tem quase meio milhão de alunos e mais de mil escolas só nos EUA.

Serviço:

www.atabrasil.com.br

www.ataonline.com.br

ATA Cambuí

Rua Coronel Quirino, 382. Telefone: (19) 98337- 6940

 

Facebook Comments