Dia da Pizza sem delivery: Chef ensina receita com embutidos suínos para fazer em casa

Segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o Brasil produz, em média, um milhão de pizzas por dia. Doces, salgadas, grandes ou pequenas, opções não faltam até para os paladares mais exigentes. E a paixão nacional tem até uma data própria: o Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho, surgiu depois de um concurso que elegeu as dez melhores receitas de mussarela e margherita em São Paulo.

Com o passar dos anos, os cardápios foram variando e ficando cada vez mais“exóticos”.  Pizzas de sushi, de acarajé, bacalhau, ou até em versão mais fitness, com sabor de suplemento proteico, são encontradas em diversas pizzarias.

Ingredientes como a carne suína também se mantêm presentes nas diversas receitas e, para comemorar o dia, o chef Alê Gonçalves, do restaurante Pistache, de Curitiba, ensina a receita de pizza de embutidos Alegra, para que os amantes da gastronomia possam se arriscar na cozinha – sem depender do delivery. Confira:

Massa:

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo branca

100 ml de óleo de soja

200 ml de leite integral

300 ml de água

60 g de açúcar

30 g de sal

35 g de fermento fresco

Preparo: misture todos os ingredientes em uma tigela grande até obter uma massa homogênea. Retire do recipiente e trabalhe a massa por aproximadamente 30 minutos. Logo após, faça bolinhas de massa de aproximadamente 200 g e reserve por pelo menos duas horas. Em uma superfície forrada com bastante trigo, vá abrindo a massa fazendo movimentos circulares com a mão até obter o tamanho desejado.

Molho de tomate

Ingredientes:

1 kg de tomate italiano

1 litro de água

½ maço de manjericão fresco

Preparo: retire a pele do tomate, faça um corte em cruz da extremidade do tomate e passe-o em água fervente por 40 segundos. Em seguida, coloque em água fria e retire facilmente a pele. Corte em pedaços pequenos e leve ao fogo brando por aproximadamente 50 min. Adicione o manjericão e sirva sobre as massas antes do recheio.

Recheio (uma pizza)

Ingredientes:

80 g de presunto defumado fatiado Alegra

80 g de pepperoni fatiado Alegra

80 g de presunto cozido Alegra

80 g de salame italiano fatiado Alegra

50 g de salame italiano cortado em cubinhos

50 g de manjericão

100 g de queijo parmesão ralado fino

Preparo: abra a massa e espalhe o molho de tomate. Adicione os frios de maneira que não fiquem todos um sobre o outro, mas sim ao lado. Refogue rapidamente o salaminho em cubinho e disponha sobre a pizza. Complete com queijo parmesão e leve ao forno o mais alto possível Retire do forno, adicione folhas de manjericão frescas e um fio de azeite.

Dica do chef: “Assar a pizza sobre uma pedra refratária já pré-aquecida faz com que o sabor fique mais marcante e saboroso”, conta o chef Alê.

Sobre a Alegra

A fabricante de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Facebook Comments