De dentro pra fora – Projeto interno de empresa para colaboradores cresce e ganha as ruas

Programa do Laboratório Franceschi nasce para combater a obesidade entre funcionários e atinge atletas que correm o País competindo

O Laboratório do Franceschi – Medicina Diagnóstica apoia diversas iniciativas esportivas porque sabe, com conhecimento de causa, que a prática de exercícios está intimamente ligada à qualidade de vida e a saúde, claro, é o mote do seu negócio. Ora patrocinando eventos – como corrida trail, mountain bike – ou diretamente atletas, a busca por conectar o esporte à sua marca demonstra atenção ao bem-estar das pessoas, sejam pacientes, cidadãos em geral ou seus próprios colaboradores.

O cuidado com o seu time é que conduziu o olhar do Franceschi para o esportismo. Assim como acontece em muitas modalidades – em que a pessoa começa a praticar para controlar algum índice metabólico, sem muita ambição, mas pega gosto pela coisa e avança no seu treino –, o Franceschi iniciou há dois anos um programa de combate à obesidade entre os colaboradores. No entanto, a turma se empolgou e a ação, antes restrita ao pessoal interno, gerou ideias para um alcance mais abrangente.

A origem do processo é o programa interno Oficina de Saúde. Com a equipe dividida em grupos, o projeto consiste em tecer um plano de metas em que os funcionários que aceitam participar têm controle de peso, incentivo a bons hábitos alimentares e estímulo a ingressar numa rotina de exercícios físicos.

Hoje, dois anos depois, 23% dos funcionários permanecem firmes no propósito.  Andreia Gonzaga, recepcionista, já tinha começado a se alimentar diferente e emagrecer e a motivação para permanecer com o regime veio com as ações do projeto. “Mudei a minha dieta e comecei a fazer exercício. Emagreci 13 quilos em oito meses”, conta Andreia.

Volta pra casa do trabalho: 6k diários

O projeto mudou a vida da supervisora no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) Anea Ligia Bedon da água pro vinho. Hoje, ela volta caminhando para casa diariamente seis quilômetros, pois foi a única maneira que encontrou de sair do sedentarismo. Com a nova rotina, passou até a priorizar atividades físicas nas horas vagas.

Os funcionários são estimulados também pelos atletas patrocinados pelo Franceschi, que encara o apoio como uma ação social que valoriza o esporte e contribui para o fortalecimento e visibilidade da marca. Laura Prado Franceschi, administradora do Laboratório, conta que alguns colaboradores começaram a participar de corridas e caminhadas e o Laboratório passou a oferecer as inscrições para incentivá-los. “Com isso veio a ideia do Projeto Atleta Franceschi, que surgiu para motivar os funcionários a praticar exercícios e a tornarem-se Atletas Franceschi”, lembra Laura.

Projeto Atleta Franceschi

O Franceschi patrocina oito atletas amadores de Campinas e Paulínia, indicados por consultor especialista, todos apaixonados por corrida. Para Laura, a mensagem implícita de que todos são capazes de enfrentar desafios para atingir um objetivo e que os atletas são pessoas comuns que trabalham regularmente e treinam, influenciam os funcionários. “As corridas são divulgadas na intranet e murais do Laboratório. Hoje muitos perguntam motivados: quando será a próxima corrida? Isso é fruto de um trabalho que deu certo!“, comemora Laura.

Vale lembrar que o Laboratório Franceschi já participou com seus funcionários de outras corridas e atividades esportivas em anos anteriores.

II Corrida e Caminhada Franceschi

O próximo evento para os colaboradores e convidados da área de saúde é a II Corrida e Caminhada Franceschi – 6k, no dia 24 de novembro, na Lagoa do Taquaral, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes. O objetivo é promover a marca, o relacionamento entre profissionais do setor e fomentar a prática de exercícios físicos entre os funcionários. O ponto de concentração, a ser instalado próximo ao portão principal, contará com médicos endocrinologistas, residentes e enfermeiros que oferecerão triagem, exames e consultas sobre diabetes. São esperados 80 atletas Franceschi e a expectativa é que o evento reúna em torno de 200 participantes.

Eventos com participação do Franceschi em 2019

VII Corrida de Mata Santa Genebra

Data: 30/06/2019

Local: Mata de Santa Genebra, Campinas

Modalidade: corrida 8k

4ª Corrida e Caminhada do Café

Data: 4/08/2019

Local: Fazenda Santa Eliza (IAC – Instituto Agronômico de Campinas), Campinas

Modalidade: corrida e caminhada 6k

Corrida e Caminhada Franceschi

Data: 18/08/2019

Local: Lagoa do Taquaral, Campinas

Modalidade: corrida e caminhada 6k

Desafio 28 Praias

(Os 8 atletas Franceschi subiram no 1º lugar do pódio em suas categorias)

Data: 21/09/2019

Local: Ubatuba

Modalidade: revezamento, percurso de 21k e 42k

II Corrida e Caminhada Franceschi

Data: 24/11/2019

Local: Lagoa do Taquaral, Campinas

Modalidade: corrida e caminhada 6k

No final todos ganham

Para os corredores patrocinados pelo Projeto Atleta Franceschi, o apoio que recebe nos eventos e também nos treinos incentiva a busca constante por melhores resultados. O servidor público Marco Antônio Magalhães é um dos atletas Franceschi. Ele concilia trabalho, estudos, família e vida social com os treinamentos e conta que o custo para manter-se sempre nas competições é praticamente inviável sem patrocínio. “Ter como parceira uma empresa que apoia o esporte e projetos inclusivos representa um ganho social muito significativo. Nossa vontade é de treinar e servir de exemplo. Por isso levo com responsabilidade a saúde física e psicológica. No final todos ganham”, observa.

A comerciante Elisangela Teixeira de Paiva Pereira também é Atleta Franceschi ao lado do marido Cícero Pereira. Para o casal, o patrocínio Franceschi viabiliza fazer juntos o que mais gostam e também uma motivação para melhorar sempre. “A empresa que apoia o esporte mira o futuro e zela pelo bem-estar global dos funcionários. Porque ter saúde e menos estresse – condições atingidas através do esporte –, reflete no físico, no comportamento, no psicológico, social e familiar do praticante”, pontua.

Sobre o Laboratório Franceschi

O Laboratório Franceschi tem 45 anos em Campinas e conta com nove unidades, sendo seis na cidade e representações também em Jaguariúna, Paulínia e Sumaré. Destaque para o endereço do Cambuí, na Rua José Villagelim Júnior, 70, espaço exclusivo para pacientes acima de 60 anos, estruturado e totalmente planejado para oferecer conforto a este público.

A marca oferece aproximadamente 2 mil tipos de exames diagnósticos que abrangem a Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Imunologia, Parasitologia, entre outros.

Informações: www.laboratoriofranceschi.com.br

Facebook Comments