Belo Horizonte recebe debate sobre educação

Evento promovido pelo Sistema Positivo de Ensino propõe o debate sobre o atual cenário e possibilidades para o campo da educação

Os avanços tecnológicos e as novas gerações – tanto de pais, quanto de alunos – trouxeram para dentro das escolas a necessidade urgente de acompanhar as mudanças. Especialistas questionam e reavaliam o papel das escolas e dos docentes. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não se pode permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi.

Para transformar o debate de ideias no caminho mais próximo para tais avanços, acontece em Belo Horizonte o evento “Um Dia Positivo”, na próxima quarta-feira, 06. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro pretende reunir 100 gestores e 200 professores de escolas da região. Para Acedriana, “é preciso ir muito além de oferecer um ensino associado às novas tecnologias. Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”.

O encontro acontece em dois locais, simultaneamente – com conteúdos voltados a gestores das escolas e professores, separadamente. Na programação, o educador e consultor Leandro Henrique de Souza fala sobre os pontos chaves que precisam ser considerados nesse processo de mudança e adaptação: tecnologia, novas gerações, as novidades no mercado de trabalho e as competências que precisam ser ensinadas para a formação dos novos profissionais.

O jornalista e filósofo Clóvis de Barros Filho fala sobre ética na educação. Durante a palestra, ele destaca que a educação é o caminho para a sociedade se tornar ética. “Vivemos num tempo de reflexão, no qual a formação moral de cada um dos nossos jovens precisa ser assumida por alguém”, destaca. Também estão previstos debates sobre a mudança no comportamento dos pais no processo de escolha da escola, com a coordenadora de marketing da Editora Positivo, Priscila Padilha, e ainda uma palestra sobre como promover o ensino da língua inglesa com excelência internacional, com Luiz Fernando Schibelbain, diretor do PES (Positivo English Solution).

Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano é “A educação mudou. As aulas, também.” “As mudanças propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vão permitir ao estudante desenvolver o senso crítico para assimilar melhor o conteúdo e a realidade ao seu redor, além da conquista de maior autonomia”, afirma Acedriana. O programa de cursos do Sistema Positivo de Ensino reflete essas mudanças e propõe aos professores diferentes possibilidades, visando o aprimoramento contínuo dos docentes para o enfrentamento das mudanças em sala de aula. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.

Além de Belo Horizonte, estão previstas outras edições do “Um Dia Positivo!” no Rio de Janeiro (RJ), em Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), São Paulo (SP), Manaus (AM), Belém (PA) e Ribeirão Preto (SP). Em 2018, o evento já aconteceu em Brasília (DF) e Cuiabá (MT). O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.890 escolas e atendendo mais de 500 mil alunos em 950 municípios do território nacional. Em Belo Horizonte, são 31 escolas e mais de 6.700 alunos atendidos.

 

Serviço 
Evento: Um Dia Positivo!

Data: 06/06, das 8h30 às 18h

Onde: Hotel Hilton Garden Inn – Av. Prudente de Morais, 520 – Cidade Jardim, Belo Horizonte/ MG

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

 

Sobre a Editora Positivo

Fundada em 1979, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Facebook Comments