75 anos: Hospital Vera Cruz de Campinas comemora aniversário com mais crescimento

Centro hospitalar, pontuado pela trajetória inovadora, assume a administração da Casa de Saúde, instituição centenária de grande relevância na cidade 

Há 75 anos o Hospital Vera Cruz traz consistência à saúde de Campinas e celebra este aniversário com mais uma importante contribuição para a cidade: no primeiro trimestre de 2019, o Vera Cruz assume o funcionamento da Casa de Saúde de Campinas, hospital com 137 anos de fundação que entrega a operação deste patrimônio ao Vera Cruz como parte do enfrentamento da dificuldade financeira.

Desde que o Vera Cruz uniu-se a holding Hospital Care, há pouco mais de um ano, a busca é pela manutenção da excelência dos serviços e pelo crescimento sustentável da marca. De acordo com o presidente do Vera Cruz, Gustavo Carvalho, a parceria com outros hospitais é uma das ações principais do grupo. “A holding estuda investir em complexos de saúde na região e a administração da Casa de Saúde, oportunidade que surgiu há cinco meses, apareceu como uma grata surpresa”, salienta.

Embora recente, o grupo que administra o Vera Cruz tem parceria também com o Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem – instituições privadas de saúde de Florianópolis (SC) –, e com o Grupo São Lucas, de Ribeirão Preto (SP).

Carvalho explica que o momento é de diagnóstico sobre a situação geral da Casa de Saúde. Segundo ele, a melhoria em tecnologia e infraestrutura será progressiva e implantada sem interrupção do funcionamento do hospital. “A Casa de Saúde mantém o atendimento dos convênios já operados e estenderá a prestação do serviço também ao Bradesco, Amil e Sulamérica”.

O sistema de gestão do Hospital Vera Cruz, remodelado desde a chegada da Hospital Care, será desenvolvido também na Casa de Saúde, bem como o treinamento de pessoal.

De acordo com Carvalho, a equipe médica e de funcionários será absorvida e preparada para a constante evolução. Para acompanhar o crescimento do hospital, o corpo clínico será ampliado. “O objetivo é atrair médicos de qualificação consolidada, bem como jovens profissionais de talento potencial para somar ao nosso time”, observa o presidente do Vera Cruz.

A holding Hospital Care é integrada pela Bozano Investimentos – que tem como sócio Paulo Guedes, futuro Ministro da Economia –, Família Horn e Cia Bozano e tem à frente o empresário Rogério Melzi. A estratégia de aquisições e expansão do grupo é de criar, nas regiões em que se instala, uma rede de hospitais, clínicas médicas, laboratórios e consultórios com especialistas. O Hospital Vera Cruz é modelo a ser replicado, como ocorre com as unidades adquiridas em Ribeirão Preto.

A entidade Casa de Saúde Campinas continuará existindo, administrando o seu patrimônio e os seus serviços assistenciais beneficentes. A concessão da Casa de Saúde pelo Hospital Vera Cruz é por 30 anos.

Linha do tempo – 75 anos do Hospital Vera Cruz

2018 – No ano que completa 75 anos de existência, o Hospital Vera Cruz fecha parceria com o laboratório Fleury Medicina e Saúde, referência em medicina diagnóstica no Brasil.

– Patrocina o time feminino de basquete de Campinas, o time “Vera Cruz”.

2017 – O Vera Cruz associa-se a Hospital Care a fim de manter a competividade entre os melhores centros de saúde do País e garantir o crescimento sustentável da marca.

– Inaugura o Centro de Oncologia, instalado no bairro Nova Campinas.

2011 – Inaugura o Centro de Medicina Diagnóstica e Preventiva, no bairro da Nova Campinas.

– Altera a logomarca Vera Cruz.

Década de 2010

– Inaugura novo posto de coleta do Laboratório de Patologia Clínica.

Década de 2000

– Inicia o funcionamento do Centro de Pesquisa Clínica e do serviço de Hemodinâmica e Angiografia Digital, inserindo a Cardiologia do Vera Cruz no cenário científico nacional.

– Implanta a Unidade de Terapia Intensiva na Cardiologia.

– Inaugura a clínica de Fisioterapia e Reabilitação, no bairro Nova Campinas.

– Inaugura a Ala Materno-Infantil do Vera Cruz, com UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Ala Pediátrica e a Maternidade.

– Inaugura o novo Pronto-Socorro, com especialistas em Anestesiologia, Ortopedia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia e Laboratório de Análises Clínicas, 24 horas por dia.

– Restaura o Palácio do Bispo Diocesano (de arquitetura de Ramos de Azevedo), localizado dentro do Vera Cruz. O casarão serviu como residência da família Rocha Brito.

– Inaugura nova ala que soma mais 9.800 m² à área já existente, elevando o número de leitos para 160.

Década de 1990

Lança o “Manual de Condutas Médicas”, documento que sistematiza o atendimento médico-hospitalar do hospital.

Adquire o aparelho de ressonância magnética.

Década de 1980

– Inaugura a Fundação Roberto Rocha Brito, mantida pelo Vera Cruz e pela Vera Cruz Sociedade Civil, com o objetivo de promover educação continuada aos profissionais de saúde.

– Implanta a UTI de Neonatologia, o Centro Obstétrico e a Maternidade, além da Ala C para internações e o setor de Oncologia e Quimioterapia.

Década de 1970

– Ampliação do bloco C para internações para mais 66 leitos e compra de equipamentos de saúde da mais alta tecnologia para a época.

Década de 1960

– Em conjunto com o Instituto Penido Burnier e a PUC Campinas, lança o Centro de Treinamento em Anestesiologia para capacitação para da classe médica.

– Em 1966, o Dr. Roberto Rocha Brito é escolhido presidente da Vera Cruz Sociedade Civil e, na mesma reunião, a maioria das ações do Hospital Vera Cruz S/A é adquirida pela Vera Cruz Sociedade Civil.

– Em 1964, lança o seu próprio plano de saúde, sendo a primeira instituição a oferecer esse serviço para pessoa física em regime de pré-pagamento no estado de São Paulo.

Década de 1950

– Falece o diretor clínico do hospital, Dr. Hermas Braga, o primeiro diretor clínico da instituição.

– Adquire o terreno contíguo ao hospital, onde no qual se localizava o Palácio do Bispo Diocesano, com o objetivo de ampliar suas dependências.

– Socorre muitas das vítimas do desabamento do Cine Rink.

Década de 1940

Em 31 de outubro de 1943, um grupo de médicos oriundos do corpo clínico da Beneficência Portuguesa funda o Hospital Vera Cruz com 46 leitos, sala de cirurgia e laboratório de análises, no prédio onde antes funcionava o Hospital Stevenson de Oftalmologia. Três anos depois, inaugura 4 novos andares com 92 novos leitos. No total, o conjunto hospitalar contava com 140 leitos que, em caso de necessidade, poderiam ser elevados para 180.

Saiba mais:  www.hospitalveracruz.com.br

linkedin.com/company/hospital-vera-cruz

Views All Time
Views All Time
243
Views Today
Views Today
1
Facebook Comments