Sugestão de entrevista: Clóvis de Barros Filho

O jornalista, filósofo e professor Clóvis de Barros Filho ministra palestra em Brasília, no próximo dia 11, no Hotel Mercure Líder. A palestra “Ética na Educação” faz parte do evento “Um Dia Positivo”, promovido pelo Sistema Positivo de Ensino.

Durante a palestra, Clóvis de Barros vai destacar que a educação é o caminho para a sociedade se tornar ética. O filósofo afirma que a educação está diretamente ligada à conquista de uma sociedade mais feliz. “Ética é descobrir, individual e coletivamente, a melhor forma de viver e conviver”. Logo, não há felicidade sem ética.

O que ele fala:

Para Clóvis de Barros, a busca da felicidade não é algo possível de se conquistar isoladamente. Apesar de ser algo pessoal, o caminho que nos leva à felicidade é repleto de experiências e conquistas de habilidades difíceis de acontecerem quando pensamos e agimos de forma isolada. “Se por um lado, felicidade é coisa de cada um, chegar até ela de maneira egoísta e desconsiderada representa um entrave. Se somos animais políticos, logo sociais, o egocentrismo tende a prejudicar o outro, dificultando a sua felicidade. Em outras palavras, uma sociedade altruísta tem mais potência de felicidade que uma felicidade egoísta.”

O filósofo analisa a influência de Operações como a Lava Jato sobre o comportamento dos brasileiros. Para ele, se o indivíduo inibe e molda as próprias atitudes apenas por medo de ser punido, isso escapa ao campo da moral, afinal, quando se faz – ou deixa de fazer – algo apenas por receio da repreensão, não há aí ética – e sim, medo. “Ética é aquilo que queremos e fazemos a partir de valores que compartilhamos. ‘Medo de ser preso’ não é um valor. Logo, está fora do campo da moral. Entretanto, o fato de hoje discutirmos diariamente sobre ‘o que é certo’ é sim bastante positivo e, ainda que haja bastante discordância sobre afinal o que é a coisa certa, isso é mais do que natural em toda discussão moral. Mas disso tudo, o que mais importa será, sem dúvida, a inclusão de reflexão moral no sistema educacional. Uma sociedade não ‘vira’ ética a partir da palmatória ou da martelada do juiz. Ela ‘vira’ ética a partir da educação e do livre pensamento.”

“Ética é a própria busca da felicidade. Essa palavra vai muito além de ‘fazer a coisa certa’. Se temos que pensar e descobrir a melhor forma de viver, estamos no campo da moral, decidindo uma ética em meio a outras. Que nossas éticas sejam saudáveis à convivência e que não interfiram na felicidade alheia.”

Views All Time
Views All Time
134
Views Today
Views Today
1
Facebook Comments