Indaiatuba recebe a Semana Design Meeting

Entre os dias 20 e 24 de agosto, Indaiatuba recebe a Semana Design Meeting, uma iniciativa que fomenta o conteúdo de qualidade sobre design nas cidades da Região Metropolitana de Campinas, polo nacional consolidado da indústria criativa, cultural e artística. “As discussões sobre processos criativos, escolha de matérias primas, novos conceitos de moradia são temas bastantes discutidos atualmente. As pessoas passaram a se interessar e entender a relevância do design no cotidiano. Apesar do evento ser focado em arquitetos e designers de interiores, ele beneficia a sociedade em geral, afinal consegue propor discussões que impactam nos projetos residenciais, corporativos ou urbanísticos desses profissionais”, comenta o organizador do evento, o publicitário Lenine Faria, da Prosa, produtora de conteúdo multiplataforma, especializada em arquitetura e com sede em Campinas.

Indaiatuba, como uma cidade de destaque na RMC e com um mercado de arquitetura e decoração consolidado, foi escolhida para abrigar a primeira edição da Semana Design Meeting, criada para ser itinerante e percorrer, anualmente, as principais cidades do interior paulista. A ideia nasceu devido ao sucesso da Semana Design Campinas, evento fixo realizado em março deste ano, que trouxe nomes expoentes e envolveu palestras diárias, lançamento de produtos, talks com temas emergentes do design, instalações e exposições que permitiram conexões entre mais de 20 grandes marcas e mais de 1.000 profissionais do segmento. Os consumidores finais também tiveram acesso às principais tendências do mercado dentro de espaços conceito em lojas anfitriãs.

A proposta do Meeting é ter uma programação mais compacta que a edição de Campinas, entretanto segue uma mecânica similar, com a promoção de conteúdo em lojas parceiras, agora chamadas de “Design Partners”, além de um grande evento de lançamento, o Design Open Day, realizado no dia 20 de agosto, no anfiteatro da Faculdade Max Plack, apoiadora master da Semana. O moderno anfiteatro faz parte das obras de reforma do Campus 1 da faculdade e será inaugurado no dia do evento. “O Design Open Day abre a semana e será uma honra poder celebrar a inauguração de um espaço tão importante. Neste dia, teremos uma agenda que reunirá nomes da elite do design nacional e vamos aprofundar o debate entre os profissionais”, adianta Faria.

Paloma Danemberg, curadora do ad.studio e colunista da Casa Claudia, Paulo Alves, um dos designers de mobiliário mais respeitados do país, e o arquiteto, designer e artista plástico Paulo de Tarso, apontado como referência no cenário regional, estarão no Design Open Day.

As lojas Design Partners são Bonaluce, Casa da Fazenda, Casa Malgga, Decoratto, Ligia Testa Espaço de Arte e Romanzza. Todas vão abrigar eventos durante a semana.

PROGRAMAÇÃO

Semana Design Meeting
De 20 a 24 de agosto de 2018

Design Open Day – Dia 20 de agosto, das 14 às 19h
Local: Anfiteatro da Faculdade Max Planck
Av. 9 de dezembro, 460 – Jd. Pedroso – Indaiatuba-SP

Paloma Danemberg – Palestra: Soul Believers
Jornalista, curadora do ad.studio e colunista da Casa Claudia, Paloma Danemberg deixou a carreira de produtora de TV para se dedicar à vida de antiquária ao lado do pai, Arnaldo Danemberg, quando encontrou sua verdadeira vocação (e paixão!) profissional. Por lá, exercita seu olhar treinado, ao mesmo tempo em que busca desmistificar a cultura do antiquário para a nova geração. Seu lema é: objetos antigos para gente moderna. Móveis e objetos europeus de trabalho, sobretudo, em madeira clara e ferro são suas maiores apostas. Este será também o tema de sua palestra.

Paulo Alves – Palestra: Design com afeto
O legado de Lina Bo Bardi, os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista se misturam em sua obra, resultando numa legítima expressão do design brasileiro. Vistos em perspectiva, os móveis que desenha desvendam uma lógica criativa em que a madeira é a protagonista. Sempre com resultados surpreendentes, seu trabalho autoral, com as características naturais e simbólicas da madeira, remete ao legado dos mestres do móvel moderno brasileiro.

Paulo de Tarso – Palestra: Conforto, que ideia você faz disto?
Para o arquiteto, designer gráfico e artista plástico, a noção de conforto, como temos hoje, é bastante recente e antes mesmo que seja plenamente difundida, já sofre desafios enormes para o novo milênio. Novas formas de relacionamento, novas tecnologias e avanços no design pedem uma nova ideia de conforto. Entender para onde caminha o futuro da moradia e do conforto se revelam formas eficientes de praticar a arquitetura e a decoração.

Lojas Design Partners

20 de agosto, na Casa Malgga Campinas, às 21h: Design Dinner
Jantar para profissionais de arquitetura e decoração, assinado pelo chef Emerson Donadon, com a presença de Paloma Danemberg.

21 de agosto, na Bonaluce Campinas, das 15h às 18h: Lançamento
Para celebrar o evento, a Bonaluce apresentará os novos produtos dos designers Dsgnselo Light Lab e Mel Kawahara, em seu showroom.

22 de agosto, na Decoratto, às 15h: Estratégias digitais para designers
Diego Simon, CEO do Viva Decora, apresenta uma metodologia de captação de clientes criada para arquitetos e designers.

23 de agosto, na Romanzza, às 11h: Percepções e tendências
Rodrigo Zen, designer de produtos da Romanzza, fala das suas percepções sobre a Feira de Milão e como o Brasil absorveu essas tendências.

24 de agosto, na Casa da Fazenda + curadoria de Ligia Testa, às 15h: Vernissage e talk
O que você deseja conservar? A fé, a juventude, a liberdade? Embasado por tudo aquilo que considera relevante para não ser devidamente conservado, o artista Ricardo Muñoz desenvolveu a série “Em Conserva”. Fica aberta ao público de 25 de agosto a 1º de setembro.

Redes sociais
Informações sobre inscrições e convites nas redes sociais oficiais:
instagram.com/semanadesign ou facebook.com/semanadesignoficial

Views All Time
Views All Time
56
Views Today
Views Today
1
Facebook Comments