Universidade Positivo é considerada pelo MEC a melhor universidade privada do Paraná

Universidade Positivo (UP) foi considerada, pela sexta vez consecutiva, a melhor universidade privada do Paraná, com nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Divulgado na última segunda-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o IGC é o indicador oficial de qualidade das instituições de Educação Superior do Brasil.

Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no levantamento. Em 2016, das 2.132 instituições avaliadas, apenas 1,5% conquistaram nota máxima; 17,4% nota 4; 66,7% nota 3; 14% nota 2; e 0,4% nota 1. Segundo o MEC, as públicas obtiveram desempenho melhor: 28,8% conseguiram conceito 4 e 5,7% conceito 5. Entre as particulares, os números foram 15,7% e 0,9%, respectivamente.

O índice é calculado anualmente e leva em conta a qualidade dos cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio, e também o conceito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado) das instituições. A avaliação foi realizada com base em resultados levantados em 2016.

Os indicadores de qualidade originam-se do desempenho de concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é realizado para avaliar os conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas pelo estudante ao longo do curso. Em 2016, foram avaliados os bacharelados nas áreas de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; além dos Tecnólogos em Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental.

Cursos em Destaque

Os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Universidade Positivo foram considerados pelo MEC os melhores de Curitiba entre instituições públicas e privadas. Odontologia também foi considerado o melhor do sul do Brasil entre instituições privadas, o sexto melhor do país entre privadas e o 11° melhor entre públicas e privadas. Além disso, o curso de Medicina é o segundo melhor do Paraná entre instituições privadas. Já o curso de Gestão Ambiental é considerado o segundo melhor do Paraná entre públicas e privadas.

De acordo com o reitor da Universidade Positivo, professor José Pio Martins, a avaliação do Ministério da Educação (MEC) é o reconhecimento mais importante e relevante do mercado, já que supervisiona as instituições com o olhar sobre três pontas: estrutura física, projeto pedagógico e corpo docente. “São itens essenciais em uma universidade, mas o desafio vai além, pois é preciso manter toda essa estrutura atualizada e possibilitar uma formação universitária completa”, diz.

 

Sobre a Universidade Positivo

Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 20 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

Views All Time
Views All Time
44
Views Today
Views Today
1
Facebook Comments