Outdoor digital registra maior audiência durante o verão

Ferramenta criada pela Everywhere registra impacto real de consumidores

Muito procurada por anunciantes, principalmente na temporada de verão, os outdoors digitais são exemplos de mídias utilizadas para atingir grande parte da população. Com dias mais quentes e mais claros, a estação motiva moradores e turistas a andarem  ainda mais pelas ruas. Consequentemente, são mais impactados por anúncios publicitários externos, também chamados de OOH (Out Of Home).

A Everywhere desenvolveu uma ferramenta de alta precisão, capaz de monitorar e informar o fluxo de pedestres, ciclistas, motos e automóveis que passam pelos pontos onde os painéis digitais estão instalados. Segundo o gestor da Everywhere, Oto Moreira, os números obtidos nas análises são reais e precisos devido à tecnologia utilizada. “Os painéis de publicidade possuem sensores instalados que são capazes de captar sinais de WiFi emitido pelos smartphones das pessoas que passam por essas mídias”, explica.

Outdoor digital localizado na Avenida do Estado, em Balneário Camboriú. Créditos: divulgação

Como funciona

A precisão é garantida porque a tecnologia da Everywhere funciona por meio de um sensor instalado no painel de publicidade. Esse equipamento capta o sinal de WiFi emitido pelos smartphones das pessoas que circulam nas proximidades. “O equipamento é seguro e não invasivo aos dados particulares armazenados nos aparelhos”, ressalta Oto.

A ideia de monitorar o tráfego de público por meio de smartphones surgiu por causa do expressivo uso desde tipo de telefone celular no Brasil. De todos os aparelhos ativos no país, cerca de 87% são smartphones, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula as operações de telefonia fixa e móvel no Brasil.

Por meio da tecnologia Everywhere, o anunciante e o cliente têm condições de saber outros hábitos, além do número total de pessoas que se movimenta na região onde o painel de publicidade está instalado. A ferramenta pode gerar relatórios apresentando detalhes como períodos de pico de movimentação, se a pessoa passa pelo local mais de uma vez ao dia e até o tempo que ela permanece nas proximidades da placa de publicidade ou dentro de uma loja. A ferramenta pode informar ainda de onde essa pessoa vem e para onde vai. Com mais painéis de publicidade dotados com o sensor será possível saber detalhadamente a forma como as pessoas se movimentam e, consequentemente, seus hábitos de consumo.

 

Também no varejo

O equipamento desenvolvido com exclusividade pela Everywhere funciona tanto com mídia externa como no varejo. No interior de lojas de shoppings ou supermercados, os sensores também podem captar o período de maior assiduidade de consumidores, se o cliente é um frequentador habitual do estabelecimento e fazer o cruzamento desses dados com o número de vendas finais.

Pode ainda informar se o mesmo cliente que passou pela publicidade de rua equipada com a tecnologia é o mesmo que foi até a loja. “Isso pode resultar em um planejamento mais cuidadoso em relação à produtividade da equipe de funcionários e os períodos que a loja deverá ter mais ou menos funcionários para atendimento”, exemplifica.

Ele lembra ainda que os dados são enfáticos e não estatísticos com o Everywhere. “É o dado real, inerente ao local onde ele está instalado. Com ele, começamos a entregar uma possibilidade técnica para o responsável pela mídia das agências, de como planejar a publicidade OOH. O profissional passa a planejar com base em informações técnicas precisas, podendo entregar para o cliente a informação real sobre o potencial de audiência”, finaliza Oto Moreira.

Views All Time
Views All Time
7000
Views Today
Views Today
1
Facebook Comments