Franca Shopping registra economia no consumo de energia e água em 2016

Franca Shopping Franca - SP Brasil

 

No ano de 2016, o Franca Shopping registrou economia de 23% no consumo de energia, que equivale à 145.769 kWh e 8% na utilização de água, que equivale à economia de 859 m³, a partir da implementação de medidas de gestão sustentável. As ações, consequentemente, impactaram os resultados financeiros com redução de 25% e 15% nas despesas com energia e água, respectivamente.

Os índices são reflexos de estudos para otimizar a utilização dos recursos. “Os desafios para a implementação do projeto foram superados com criatividade, bom senso e pensamento fora da caixa”, destaca o superintendente do Franca Shopping, Mauricio Morelato.

Para reduzir o consumo de energia, os gestores realizaram mapeamento energético do centro de compras e, também, monitoramento diário do consumo, a fim de identificar os pontos críticos. A partir dos resultados, o empreendimento investiu em novas luminárias e lâmpadas LED na Praça de Alimentação e nos corredores técnicos, por serem opções muito mais econômicas.

Já as medidas tomadas para diminuir o uso de água consistiram em monitoramento do consumo hídrico diário, com o objetivo de identificar eventuais vazamentos, manutenção e rondas periódicas nos banheiros, troca de hidrômetros com mais de cinco anos de uso e otimização da rega dos jardins.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados. Além de racionalizar o uso de recursos e atingir nossas metas, conseguimos utilizar parte da receita, gerada pela economia, na modernização da iluminação do shopping e, principalmente, em outras benfeitorias estruturais. No total, alcançamos uma economia de mais de R$125 mil”, explica o superintendente.

As próximas etapas consistem em buscar autossuficiência energética nas áreas comuns, continuar os monitoramentos energético e hídrico, coleta de dados e análise de resultados.

“A gestão dos recursos energéticos e hídricos de forma sustentável é um desafio diário. Portanto, estamos engajados em desenvolver projetos e ações que gerem cada vez menos impacto no meio ambiente. Nosso objetivo é sempre atingir a melhoria contínua e buscar novas tecnologias”, completa Morelato.

Sobre o Franca Shopping

Inaugurado em outubro de 1993, o Franca Shopping é um empreendimento da Sonae Sierra Brasil, empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil. A empresa detém 9 empreendimentos em operação e administra mais um shopping de terceiros, totalizando 474,7 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e 2.187 lojas.

O Franca Shopping possui atualmente 94 operações, entre elas oito lojas âncoras (Magazine Luiza, Centauro, Casas Bahia, Lojas Americanas, C&A, Renner, Riachuelo e Marisa), completa Praça de Alimentação, dois restaurantes e modernas salas de cinema, com imagem e som digital, sendo duas delas com exibição de filmes em 3D.

Em 2008, o Franca Shopping recebeu a certificação ISO 14001, pela sua gestão ambiental. E em 2010, a certificação OHSAS 18001:2007 (Occupational Health and Safety Assessment Series). Este certificado, atribuído pela Lloyd’s Register Quality Assurance, reconhece o sistema de Segurança & Saúde do shopping e, ainda, as boas práticas disseminadas no local. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 22h (lojas, das 14h às 20h). Endereço: Avenida Rio Negro, 1.100 – Jd. Roselândia – Franca, SP

www.francashopping.com.br

SAC 0800 880 7200

 

Views All Time
Views All Time
449
Views Today
Views Today
1
Facebook Comments